Profem

 
Neste Núcleo de Educação Complementar da SEEDE , também segue-se os pressupostos filosóficos da Pedagogia Espírita, a qual tem suas raízes em educadores como Rousseau, Comenius e Pestalozzi e  que se fundamenta na perspectiva espírita, onde  a educação tem como fim não somente o processo de integração das novas gerações na sociedade e na cultura do tempo, mas também o processo de   desenvolvimento das potencialidades do ser na  existência, com vista ao seu destino transcendente (Pires, 2004). Assim, o homem é um ser integral que se manifesta biológica, social e espiritualmente e que através de um processo educativo ancorado no amor tem acendido seu "desejo do bem, o anseio da luz, a vontade irresistível de evoluir, o sentimento de Deus e a segurança do caminho a perseguir" (Pestalozzi in: INCONTRI, 2004, p 207). Pestalozzi salienta como amor pedagógico a base da relação educativa,   fundamental no fortalecimento da autonomia da criança. "A relação afetiva entre educador e educando é o pano de fundo sobre o qual se desdobram todas as medidas pedagógicas para garantir que o ser se descubra e se faça a si mesmo, com consciência plena" (INCONTRI , 2005. p 82)

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

O Programa de educação Complementar da SEEDE conta com a presença periódica e obrigatória dos pais e/ou responsáveis. Considera extremamente importante o envolvimento dos familiares na sua proposta pedagógica, onde não é possível realizar um trabalho eficaz sem a participação e o consentimento dos  mesmos. Assim os familiares responsáveis são convidados a reuniões periódicas, convites a apresentações e exposições de trabalhos desenvolvidos pelas crianças, convite para cursos e palestras.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar um espaço de educação com as oficinas, onde as crianças de 06 a 16 anos de idade possam desenvolver expressões e habilidades, visando a construção da cidadania plena, na perspectiva de uma formação ética e moral fundamentada nos pressupostos espíritas de educação.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Proporcionar às famílias com crianças, meios e condições como um auxílio e apoio ao desenvolvimento de uma educação ética, moral e cultural.
* Proporcionar um espaço de educação onde as crianças de 06 à 16 anos de idade possam desenvolver expressões e habilidades, na perspectiva de uma formaçao étiva e moral.
* Atuar de forma complementar ao cuidado e educação realizados pela família.

OFICINAS

SENSIBILIZAÇÃO
APOIO PEDAGÓGICO
ARTES PLÁSTICAS
CERÂMICA
ARTESANATO
BISCUIT
BOI-DE-MAMÃO
CAPOEIRA
CULINÁRIA
ESPORTES
INFORMÁTICA
MONTAGEM COMPUTADORES
MÚSICA
TEATRO
RECICLAGEM
VIVA TERRA
VOLEI
PRIMEIROS SOCORROS
INGLÊS