EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFEM

EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE

Neste Núcleo de Educação Infantil da SEEDE , segue-se os pressupostos filosóficos da Pedagogia Espírita, a qual tem suas raízes em educadores como Rousseau, Comenius e Pestalozzi e que se fundamenta na perspectiva espírita, onde a educação tem como fim não somente o processo de integração das novas gerações na sociedade e na cultura do tempo, mas também o processo de desenvolvimento das potencialidades do ser na existência, com vista ao seu destino transcendente (Pires, 2004). Assim, o homem é um ser integral que se manifesta biológica, social e espiritualmente e que através de um processo educativo ancorado no amor tem acendido seu "desejo do bem, o anseio da luz, a vontade irresistível de evoluir, o sentimento de Deus e a segurança do caminho a perseguir" (Pestalozzi in: INCONTRI, 2004, p 207). Pestalozzi salienta como amor pedagógico a base da relação educativa, fundamental no fortalecimento da autonomia da criança. "A relação afetiva entre educador e educando é o pano de fundo sobre o qual se desdobram todas as medidas pedagógicas para garantir que o ser se descubra e se faça a si mesmo, com consciência plena" (INCONTRI , 2005. p 82)