Profem

OBJETIVO - Buscar conjuntamente com educadores, familiares e educandos, o adequado encaminhamento educacional para questões éticas e morais mais urgentes, em meio á crianças e adolescentes, matriculados no PROFEM.

Temas detectados que serão desenvolvidos nas diferentes oficinas.

RESPEITO:
Respeito à natureza e às leis naturais: Deus e seus atributos, a lei divina, a necessidades de trabalho no desenvolvimento do ser humano. A busca do MODELO.

Respeito a si mesmo:
o corpo físico e a alma (espírito). A lei de reprodução natural, o sexo, primeiras manifestações, uso e abusos, consequências. Uso de drogs; suas consequências no organismo psicossomático. O uso do "palavrão" e suas consequências. Agressões físicas e morais e suas consequências na formação do caráter.
Respeito às leis e às datas: Principais leis relativas à nação e à pátria; principais datas, seu significado, o que devemos comemorar e o que devemos respeitar ...
Repeito a tudo e a todos: Importância do meio onde se vive (o lar, a escola, a ONG e seus projetos, a comunidade).

FAMÍLIA:
A família e a reprodução humana: quem são meus filhos e quem são meus pais! O por quê dos problemas, causas atuais e anteriores das aflições, conflitos internos e desequilíbrio na família.
A família e a sociedade: sua importância na construção da sociedade, os limites no exercício da Liberdade com Responsabilidade, o desenvolvimento do amor ao próximo e a solidariedade humana. Importância do exercício do perdão. A interação familiar com os diferentes meios educativos como as escolas, projetos comunitários, associações educativas e outras ...
A família e o relacionamento familiar: seus problemas, suas inquietações e suas angúsitas. Compromissos e deveres dos pais perante as leis (humanas e divinas). Campo de desenvolvimento de virtudes ou de vícios.
A família e a felicidade: como conquistá-la ? É possível ?
A família e os filhos: compromissos e deveres dos filhos; as provações familiares; a questão dos vícios na família e sua prevenção.

EXERCÍCIO DA LIBERDADE:
A interação da liberdade responsabilidade e a disciplina no cotidiano.
O dia a dia dos pais e das crianças na família. O por que dos horários, os compromissos assumidos (cumpridos ou não); consequências !
A responsabilidade e a disciplina=sucesso: nos estudos, no brincar, nos diferentes tipos de trabalhos, no relacionamento com o meio (natureza e social).
A responsabilidade e a disciplina sem opressão mas com consciência.
O uso pleno da consciência no cotidiano; como escutar a voz da consciência diante das pequenas e grandes atividades do dia; o comprometimento de cada um com o meio (família, escola, comunidade).